Terça-feira, 13 de Outubro de 2015
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Caríssimos (as) Confrades e Confreiras. Estamos fazendo o 2º repasse da 80ª Ciranda, cujo tema é" A Criança, o Professor e o Livro".Por favor confiram se seus textos foram editados corretamente.Continuamos aguardando a participação dos demais membros da Confraria.Abraços fraternos de PAZ e bem.Eliene Dantas de Miranda








ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A PARTICIPAÇÃO NA CIRANDA 1) A Ciranda Mensal CAPPAZ é exclusiva dos membros da Confraria. 2) A CAPPAZ edita na Ciranda Mensal até duas criações de cada participante. 3) Os textos devem ser enviados, com revisão linguística, gramatical e pontuação pelos autores, sem formatação, com fonte Arial 12. 4) Artes e fotografias de autoria do confrade e/ou da confreira terão no máximo de 450 pixels de largura. 5) Poemas em áudio ou música devem ser enviadas no anexo ao e-mail, contendo o som e o texto da letra/ poema/mensagem. 6) A CAPPAZ, face aos objetivos que busca alcançar - DIVULGAÇÃO DA CULTURA DE PAZ E MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA, não edita textos eróticos ou sensuais.

7) A CAPPAZ edita, somente, participações individuais, ou seja não edita duetos. 8) A ciranda será encerrada, excepcionalmente, dia 20/10/2015, considerando que, no fim do mês, estaremos em Cabedelo/PB. 9) As participações devem ser enviadas, somente, para o endereço eletrônico: cappazsocial.eliene@hotmail.com Aguardamos a participação de todos. Sejam bem-vindos à 80ª Ciranda Mensal CAPPAZ! São Paulo, 07/10/2015 Eliene Dantas de Miranda- Diretora Social-CAPPAZ Coordenadora das Cirandas CAPPAZ





INTRODUÇÃO Deixo-lhes, a título de Introdução à 80ª Ciranda Mensal CAPPAZ, as palavras de Malala Yousafzai : "Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo". A frase é da mais recente ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, uma paquistanesa de 16 anos. Dia 12 de outubro, comemora-se o "Dia da Criança" e, Dia 15 de outubro, comemora-se o "Dia do Professor". As comemorações, acima citadas, estão reunidas em um só tema, nesta Ciranda Mensal CAPPAZ. Paz e bem... Balneário Camboriú/SC, 07/10/2015. Joyce Lima Krischke- Presidente Fundadora CAPPAZ





PARTICIPAÇÕES 01 – CRIANÇA, PROFESSOR E LIVRO – UMA TRÍADE INDISSOCIÁVEL ELOISA ANTUNES MACIEL

A criança engatinha, põe-se em pé... Observa ao seu redor a realidade que a ela se apresenta. Interpreta essa realidade a seu modo, colhendo o significado a ela perceptível: nesse estágio de seu desenvolvimento está a fazer a sua primeira e relevante leitura,indispensável à sua inserção no mundo das diferentes leituras que se seguirão: a leitura básica da realidade que a cerca, na qual ela se insere. Nessa primeira e significativa leitura estará requerendo a presença de alguém que a assista na condição de primeiro professor – ainda que este não detenha a titulação de um professor habilitado para tal. Esse alguém pode ser o pai, a mãe, um irmão/irmã... E, ao ser por este assistida, a criança tende a esbanjar perguntas, ora confirmando o que já perguntara, ora invertendo a ordem do seu “discurso de perguntas”... E os porquês são abundantes nessas abordagens... É a importante fase da primazia da leitura da realidade observada e abundantemente explorada... E à base das referências colhidas nessa fase, a criança atinge a chamada “idade escolar” – ou de escolarização formal. E a figura do professor se apresenta num contexto ao qual ela traz suas referências anteriores – que tende utilizá-las como “âncora” em sua nova etapa de aprendizagem, etapa, essa, que a introduzirá no mundo da leitura simbólica, tendendo inicia-la no processo de letramento (no contexto da alfabetização propriamente dita). E o professor terá a incumbência de introduzi-la – e conduzi-la – nesse segundo e relevante processo. E é nesse contexto que ela será apresentada ao LIVRO, desde suas modalidades mais simples, avançando gradativamente para uma maior complexidade – tanto física quanto de conteúdo. E enquanto o processo de letramento avança, o livro tenderá a proporcionar – lhe leituras mais avançadas, aprimoradas e indispensáveis a concretização de uma aprendizagem bem sucedida nas diversas áreas de conhecimento nos planos científico social, artístico, entre outros. É o velho e bom livro – sempre atualizado a proporcionar ao aprendiz e seus professores uma inserção crescente no universo do SABER, sob os diferentes ângulos de realidades permanentemente renovadas... Enfim, a tríade iniciada através de uma “ingênua” leitura da realidade pela criança da chamada “fase pré-escolar”, é dinamizada através da atuação efetiva do professor, que ensina e orienta, e potencializada através do livro, que viabiliza a amplitude e a diversidade de saberes que tendem a culminar com a formação plena do ser humano na sua trajetória rumo à sabedoria universal. Portanto, alegremo-nos com a justa e merecida homenagem prestada a essa tríade em datas que tendem a concentrar-se no mês de outubro e, dessarte, efetivá-las por muitos anos, tendendo a garantir a sua perenidade no tempo e no espaço. São Martinho – RS 2- A CRIANÇA-INTERIOR! J.J. Oliveira Gonçalves A criança-interior é aquele eu-criança que trazemos dentro de nós, e que nos acompanha até o fim de nossos dias. Ela permanece viva, desde que tenhamos consciência de que ela está, ali, dentro de nós. Ou, fica adormecida, se esquecemos dela. Morrer ela não morre, dentro de nós. Todavia, esquecê-la, abandoná-la ou rejeitá-la, é, também, uma morte. Quantas vezes, ela quer se manifestar e é reprimida? Quantas vezes, sua voz sonoramente infantil quer falar, mas só ouve: cala-te! Quantas vezes, essa criança quer brincar, quer correr, quer cantar, quer mesmo nos abraçar, nos beijar, mas só o que recebe é um estúpido “não”! Infelizmente, num mundo de materialismo exacerbado, de vaidades e ostentações, onde o ser humano faz questão de ser mais “ser” do que humano, a criança-interior vive reprimida, sufocada, amordaçada por quem dela deveria cuidar. Por quem deveria falar com ela, brincar com ela – no mínimo, sorrir para ela. Esses imperdoáveis maus-tratos a machucam, a tornam infeliz e medrosa, e a fazem definhar. Eis a condenação à morte dessa criança-interior. Pois, ainda que ela não morra, sabe que foi condenada à morte. Essa é uma violência covarde para a qual não existirá perdão. Afinal, qual a Pena para quem mata, deliberadamente, uma criança? Pior: para quem a tortura, antes de matá-la, aos pouquinhos? Com certeza, o autor engordará, em muitos “quilos-espirituais”, o seu “karma”. Não foi o próprio Jesus que avisou que, para entrarmos no Céu, teremos que, de novo, ser crianças? Pessoalmente, nunca descuidei de minha criança-interior. E quanto dessa criança-interior se manifesta na companhia – também criança – dos animais? No encantamento pela Mãe-Natureza? No vôo e no canto dos pássaros? Nos fofos bichos de pelúcia, em uma pequena estante – uma espécie de local sagrado – onde mantenho e cultivo minha criança-interior? No prazer e na alegria que sinto por outras crianças? (Tanto que, há cinco anos, tentei adotar uma menininha de três anos, em Santa Catarina. Infelizmente, não logrei tal intento. Seria um alento para minha vida e eu poderia fazer por ela o que fiz por minhas filhas – e disso tenho certeza. Amanhã, é “Dia das Crianças”. Que sejam felizes! Que bom que fossem tratadas como crianças que são. E, não, como adultas. Ao serem tratadas como adultas, foge-lhes os sentido e a “roupagem” de crianças, que deveriam ser. Tornam-se tristes e robotizadas miniaturas. Vítimas de pais e mães que, cá, para nós, não entendem nem de paternidade nem de crianças. Quem sabe, Cosme e Damião, possam fazer com que esses pais e essas mães possam enxergar além do próprio umbigo, além da enganadora aparência, além do deletério materialismo – vício consumista e destruidor. Creio que já está passando do tempo de pais e mães olharem para dentro de si e enxergarem – a lhes sorrir – sua sempre bela e inocente criança-interior! Essa criança – tão invisível quão latente dentro de nós! Ela é doce, tátil, bela e onipresente. E, mesmo, Consoladora – quando choramos. Basta que a enxerguemos. Que a toquemos. Que a Amemos! Simples assim. “Minhas palavras são como as Estrelas... Jamais empalidecem!” (Grande-Chefe Seattle) Porto Alegre, 11 de outubro/2015. 11h55min jjotapoesia@gmail.com – 03- Relembranças da Professora de Crianças* Joyce Lima Krischke Recordo: muitos anos já passaram... Hoje, relembro o quadro, o lápis e o giz Materiais que professoras usaram. Sim, ser professora sempre eu quis! Vejo... crianças mal alfabetizadas

Escrevem pouco e leem menos, também. Usam o “PC” com matérias formatadas Sem visualizar o horizonte além! Onde estarão minhas alunas-crianças? Uma eu vi, do meu filho professora. Mais algumas, professoras... nas andanças... Outra, na escola, vi supervisora. Lembro, entre alunos vi um prefeito! Ah! Alunos que guardo no coração... Também, os vi cursando de Direito.

Para todos fiz o meu poema-canção. Relembranças... Professora das Crianças, Dos tempos difíceis e das bonanças! Balneário Camboriú/SC, 08 de outubro de 2015-10-08 * Releitura do Poema da autora- Recordações de Professora (“In”- Interfaces de Amor e Paz- Vol.6-Antologia CAPPAZ- 2015- pg.74/Ed. Nova Letra) 04- Mês da criança Paola Rhoden A criança, segue os passos, de quem lhe ensina a viver. Tem esperança, aconchega no regaço, de quem melhor lhe querer. As letras, com muito amor, quem lhe passa é o professor. Assim, nos livros, ora lidos, ou esquecidos, que sempre lhe estão à mão, aprende o que fazer, seguindo o coração. Não há como separar, o mestre, o livro e a criança, pois todos eles nasceram, para juntos caminhar. Brasília DF 05 Dia das Crianças 2013 Marcelo de Oliveira Souza,IWA

Quando recebemos o presente de sermos pais, temos que perceber essa jóia bruta, pode ser polida de diversas formas, com muito calor até a pedra rachar, ou mesmo deixarmos com outros joalheiros descuidados. A criança é um serzinho que precisa de muita atenção e cuidado para que não saia da sua trilha, o ato da paternidade e maternidade, é tão complexo e importante que deve ser dividido entre o casal, onde ambos têm que entrar em sintonia para que a música saia melodiosa. Como vivemos em uma sociedade onde a família está se dissolvendo, encontramos diversas opiniões de como se educar os seus filhos. Os pais enquanto filhos tiveram determinada educação, muitas vezes mais rígida, esses provavelmente são os mais permissivos; outros apesar dos avós serem liberais, têm postura ainda mais liberal para com os seus filhos, existem outros que sabem dosar entre o liberal e o antiquado, infelizmente são os mais questionados, apesar de serem os corretos. Essa miscelânea comportamental torna-se complicado até para os pais, imagine para os rebentos, contudo temos que perceber que a criança só quer mesmo ser criança, ela observa o comportamento dos amigos, dos pais e dos irmãos mais velhos entre outros , tentando copiá-los... Como a família do século XXI é modificada por tantos fatores citados e por outros não enumerados, pois esse texto fatalmente transformar-se-ia em livro, notamos que na maioria das vezes o destino familiar é uma provação divina, que devemos fazer o melhor possível, mas o que não podemos fazer é deixar de tratar a criança como criança, como nós ela erra muitas vezes, mas diferentemente delas, nosso erro pode se tornar fatal para quem está começando a arte de viver sobre a terra. Salvador - BA 06- Dia dos Professores Marcelo de Oliveira Souza,IWA Nesses dias em que a violência cresce linearmente em todos os cantos do país percebemos que não só nos horrorizamos com esses atos, mas somos complacentes e até cúmplices de toda essa celeuma. O grande problema é que a nossa educação está sendo desvalorizada, a educação primordial que recebemos dos nossos pais está sumindo, assim como tudo que delimita o limite para a criança e adolescente. Como os pais em sua maioria não estão encontrando tempo para os seus filhos, estão repassando a responsabilidade de educar para babás e professores. Os professores por sua vez estão cada vez mais desvalorizados, desmotivados com a política publica de educação, parece até que tem uma orquestra desafinada trabalhando para deseducar as pessoas, os inúmeros projetos educacionais, quando passam são relegados a terceiro plano, computadores em escolas publicas realmente são utilizados, mas a forma que é feita essa utilização é duvidosa; merenda escolar tem que ser coisa séria, assim como distribuição de livros didáticos e para-didáticos. Toda essa problemática é apenas uma amostra de como a claudicante educação brasileira precisa de atenção, de motivação, de projetos que saiam do papel, o professor não precisa de certificações que diminuam a auto-estima do profissional de educação ou qualquer outra forma de punição ou de seleção que segregue-os ao ostracismo. O dia dos professores está aí, sem motivos para comemoração, somente protestos e lamentos contra as perdas de interesse, de salário e de tudo que possa melhorar uma educação que perece a cada dia, mas eles estão aí, sonhando com dias melhores e com que a educação passe a ser a principal plataforma de qualquer um que possa se candidatar a alguma coisa, porque sem educação não existe país, não existe união, respeito ou qualquer coisa que possamos chamar de desenvolvimento. FELIZ DIA DOS PROFESSORES Salvador- BA

07 Criança que precisa amar Akasha De Lioncourt Sou criança e sou travessa, Preciso de formação. Meus pais me ensinam sem pressa , A ser um exemplar cidadão. Possuo muitos direitos, Saúde, lazer e educação, Esses direitos geram deveres É o que diz a nossa Constituição. II Adoro cantigas de roda, E também de girar no dedo o peão, Foi brincando desse jeito Que tornei-me um campeão. Não preciso de enorme riqueza Para ter plena felicidade Descobri que a rara beleza Cabe em qualquer lugar ou idade. III Sou pequeno, sou carente Sou um aprendiz de gente Que lutem por nós, isso é urgente, E nos permitam crescer de forma decente. Protejam-nos dos maus intencionados. Nos ensinem a reconhecer a maldade. E que a nossa tenra idade, Não nos impeça de crescer com dignidade. IV Que o amor seja um pilar, Dentro e fora de nosso lar. E com ele possamos evoluir Para esse planeta salvar. E que nos ensinem a respeitar. A natureza e os animais. Porque sob o olhos amorosos de Deus. Somos todos seus filhos iguais. Guarulhos- SP. 08 À Mestra com Carinho Akasha De Lioncourt A você que me ensinou os primeiros passos... Me fez acreditar sempre que eu seria capaz... Deu-me carinho, afeto, dedicação... As primeiras letras ajudou-me a desenhar... As vacinas escolares e meu medo de injeção Os machucados e o sangue... Eu tinha pavor então... Lembro-me da Cartilha Caminho Suave... O alfabeto todo colorido... As musicas infantis hei de carregar Para aos meus filhos ainda ensinar... Ah, mestra, você era cheia de Luz Fortaleceu-me o caráter, Deu-me raça e nobreza... Cidadania aprendi, Amar meu próximo também Respeitar acima de tudo, Lutar sem pisar em ninguém... Mestra, se todos fossem iguais a você Não teríamos tantas crianças nas ruas Abandonadas, Largadas Exploradas, Lavando carros Vendendo doces... Roubando, Matando... Sendo mortas... Se houvessem mais mestras como você, E educação fosse levada a sério Criança estaria na escola, E jamais em lápides no cemitério... Obrigada por fazer da sua vida Uma parte da minha. (para minha primeira professora, Sílvia, que aos seis anos me ensinou lições para uma vida toda... e a todos os mestres que, como ela, fazem desse mundo um lugar menos repleto de dor e sofrimento. Parabéns pelo Dia do Professor!) Guarulhos- SP 09- Às crianças Vera Passos Vocês me revelam lembranças Gravadas na infância e em mim se libertam Suas asas de luz, me tiram da cruz. São jóias na Terra, são flores despertas Que ao amor me conduzem São sementes de paz, que ao ódio desfaz São cestos de beijos que amo e desejo Que regam minha alma e não esqueço jamais. Vocês me ensinam a vida de graça Mostram-me o valor do abraço, na raça Vocês são o aroma que inebria as praças Nem fome, nem guerra, só riso e bonança Nem choro, nem dor, nem agouro ou pirraça Espalhem no mundo sinais de esperança Cultivem a alegria e dominem a PAZ.

Salvador – BA

10- Ser Criança! Regina Kreft

É dar passos pequenos, enfeitar corações com o sorriso mais puro que se pode sentir. Deus abençoe todas as crianças. Joinville- SC 11-





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publicado por marceloescritor às 14:07
Blog que apresenta poesias do escritor brasileiro Marcelo de Oliveira Souza,IwA 2x Dr. Honoris Causa em Literatura instagram: marceleoscritor
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